quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

20 anos de Honda Fireblade

Em novembro de 1991, a Honda fez a apresentação da "CBR 900RR Fireblade", uma moto que viria a revolucionar o segmento SuperSport. Desenvolvida sob o conceito de  ter um peso baixo e volume reduzido e apresentar uma relação potência/peso imbatível, a CBR 900RR de primeira geração veio equipada com um de motor de 893 cc e uma potência máxima de 124 cv. À época, estes valores não eram uma referência, já que as “mil” conseguiam facilmente mais 20 cv. 


Mas a grande vantagem do modelo japonês era juntar as dimensões e peso da classe mais pequena de 750 cc com as resposta de um motor de 1000 cc. Assim criou um novo nível de desempenho dinâmico, com extrema agilidade. A CBR 900RR foi pioneira num novo mundo de modelos de superesportivas, estabelecendo-se como uma referência para os  modelos posteriores.


Confira a seguir as evoluções mais marcantes ao longo de duas décadas de Honda Fireblade....

1992-1995, CBR900RR Fireblade (893 cc)

Inicialmente desenvolvida como uma moto de 750 cc, a primeira CBR900RR combinou a potência de 893cc com um chassi ultra-leve e uma geometria agressiva para criar uma revolução: uma revolução que pudesse tornar a Fireblade uma lenda quase de um dia para o outro.

1996-1999, CBR900RR Fireblade (919 cc)

Uma significativa evolução da moto de origem, com o motor mais poderoso de 919 cc (1 mm de diâmetro mais largo). A mudança funcionou ainda mais com um chassi mais sofisticado para oferecer um desempenho ainda maior.

2000-2001, CBR900RR Fireblade (929 cc)

A primeira Fireblade a utilizar a tecnologia de injeção do combustível PGM-FI, a Fireblade de 929cc também ostentou um chassi completamente novo. Isto proporcionou a montagem do braço oscilante na traseira da caixa do motor para pensar num conjunto do chassi mais leve e mais compacto.

2002-2003, CBR900RR Fireblade (954 cc)

Mais leve e mais potente que o modelo de 929 cc, a Fireblade de 954 cc também apresentou um chassi e um braço oscilante mais rígidos, apoio para pés mais elevados de modo a alcançar ângulos de inclinação maiores e uma configuração mais aerodinâmica. O resultado foi um desempenho impressionante em estradas e circuitos.

2004-2005, CBR1000RR Fireblade (998 cc)

Inspirada pelo modelo RC211V de 990 cc da Honda do Campeonato Mundial de Motociclismo, a CBR1000RR proporcionou a estreia de uma série de novas tecnologias, posicionando a Fireblade na linha da frente. As principais características incluíram um poderoso motor de 998 cc, o amortecedor de direção electrônico HESD de primeira geração e uma configuração da suspensão traseira Unit Pro-Link.

2006-2007, CBR1000RR Fireblade (998 cc)

Mais leve, mais potente e mais maleável que o modelo anterior graças a melhorias, como por exemplo, o braço oscilante mais leve, parâmetros revistos da suspensão e um novo sistema de escape, esta geração da CBR1000RR ilustra totalmente a rigorosa busca pela perfeição da Fireblade

2008-2011, CBR1000RR (999 cc)

Um novo conjunto de estilo acondicionado num quadro mais leve e com um motor mais poderoso. Ao passar a centralização de massas para o nível seguinte, a CBR1000RR de 999 cc utilizou um silenciador rebaixado em vez da configuração anterior na parte inferior do assento e uma embreagem deslizante assistida, para melhorar a estabilidade sob condições de frenagem e durante a entrada numa curva.

Com a apresentação oficial da nova CBR 1000RR na Europa, a Honda comemora o 20º aniversário da Fireblade, um modelo que, com toda a certeza, chegou ao mercado para criar uma verdadeira revolução!!!!


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estilos de VWs #2: o Cal-Look

Este estilo surgiu na Califórnia – EUA em meados da década de 60. Na época, a moda era os grandes carrões com seus motores V8 de alta cilindrada, também conhecidos como Muscle Cars. Então, partiu da idéia de um grupo de jovens dar um ar mais poderoso ao seus humildes fusquinhas. O objetivo desta personalização era de fazer nos Volkswagens até mesmo modificações no motor para aumentar a potência e que sua aparência fosse mais moderna, mas sem perder a forma clássica do fusca! (pelo menos metade das imagens dos Fuscas dessa postagem são de VWs brasileiros!!!! =)
















Após a metade da década de 70 que este estilo ficou realmente conhecido como“Califórnia Look”. O sucesso deste estilo foi tão grande que acessórios começaram a ser produzidos para atender este novo mercado como marcadores, escapes, volantes, espelhos restrovisores, entre outros. A EMPI é uma empresa muito conhecida pela comunidade Cal-Look  e a mais conceituada, especializada em acessórios para este estilo e VWs em geral. As principais características deste estilo é o rebaixamento da suspensão dianteira, deixando a traseira na altura original, rodas esportivas, alguns talvez com ausência de para-choques, motor mexido, e pintura da paleta de cores principalmente do porsche (ou seja, um tanto que bem esportivo). Atualmente este estilo está muito bem difundido, com adeptos de todas as partes do mundo. O mais bacana deste estilo é que não importa o modelo usado, o visual é sempre fantástico!!!!
Logo abaixo um vídeo bem legal do “SCC” (Scandinavian Cal-Look Classic, ou Clássicos Cal-Look escandinavos), um evento que tem várias exposições, campeonatos e arrancadas durante 3 dias no mês de agosto, e é somente para aircooleds (VWs com refrigeração à Ar):






Bom, na postagem anterior, na qual comentei sobre outro estilo, postei uma foto do Fusca de um colega meu que se encaixa naquela tribo. Hoje postarei a foto do meu Fusca,  um lindo “Cal-Look” (modeste à parte)…. Espero que curtam o meu “Pitoco ’71″!!!!